top of page

A PRODUÇÃO CULTURAL CRIATIVA DO CARNAVAL CARIOCA

  • Foto do escritor: Lidyanne T.
    Lidyanne T.
  • 18 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de fev.



ree

O Carnaval do Rio de Janeiro é um dos maiores e mais famosos eventos do mundo, ele acontece anualmente durante quatro dias, no mês de fevereiro ou março, e atrai milhares de foliões.  A festa é consolidada em suas tradições e é também um importante fator de resistência cultural. O Carnaval é símbolo de liberdade, onde é socialmente permitido ser e viver o que no restante do ano é moralmente proibido. Por isso, é a festa de maior apelo popular do país, não só pelas festividades em si, mas por toda a produção que ela movimenta.

A festividade possui o enorme potencial para gerar empregos, impulsionar a inovação e fortalecer a economia local. No setor musical, por exemplo, o carnaval impulsiona a produção de músicas e marchinhas específicas para a festa, além de movimentar shows, blocos e trios elétricos. O Carnaval gera empregos temporários para músicos, cantores, produtores, técnicos de som e outros profissionais da área. Movimenta também uma extensa gama de artesãos, ambulantes, figurinistas, marceneiros, costureiras e toda a sorte de profissões envolvidas na confecção de fantasias e carros alegóricos para os desfiles das escolas de samba, como também para os blocos de rua, que crescem exponencialmente ano a ano, atraindo cada vez mais pessoas e, consequentemente, consumidores. 

Além das áreas criativas, existe também a demanda por produtores, aqueles que ficam por trás das fantasias e trios, mas que são fundamentais para fazer a engrenagem funcionar. E para colocar um bloco na rua, são muitas as demandas, desde a contratação de artistas, escolha de enredos, até a logística da montagem e realização do evento. O produtor coordena equipes técnicas, artistas, figurinistas, cenógrafos, entre outros profissionais envolvidos na festa. Também é a figura responsável por fazer parcerias com patrocinadores, lidar com questões burocráticas e garantir a segurança e qualidade do espetáculo, o que se torna cada vez mais difícil, à medida que a festa cresce. Muitas das vezes o produtor cultural é uma figura esquecida ou pouco reconhecida, mas que fundamentalmente, faz tudo funcionar.

O carnaval, além de rito, festa, tradição e momento catártico, é também gerador de emprego e renda, sendo fundamental para a economia carioca. Exportamos para o mundo um espetáculo fabuloso, onde muitas das vezes, não se conhece toda a movimentação da sociedade em prol de fazê-lo acontecer. É necessário que cada vez mais, à medida em que a festa cresce e atrai mais turistas, sejam também valorizados aqueles que a fazem acontecer, com melhores condições de trabalho e reconhecimento de todo o esforço que faz a engrenagem funcionar. 

 
 
 

Comentários


CULTURA EM MOVIMENTO

  • email amarelo
  • youtube amarelo
  • facebook amarelo
  • linkedin amarelo
  • instagram amarelo
  • tiktok

©2024 por IC CULTURA.

bottom of page